Parte 1
- Conceito de Multimédia Digital:
.Multimédia digital é um campo que combina texto controlado por computador, gráficos, imagens estáticas e em movimento, animação, som e quaisquer outras formas de representar, armazenar, transmitir e processar informações em formato digital.
Num conceito mais específico, multimédia digital é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um média estático (textos, gráficos, imagens) com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação).
- Diferença entre Realidade virtual e realidade aumentada:
É muito comum que as pessoas confundam Realidade Aumentada e Realidade Virtual. A primeira inclui projeções de conteúdos e outras informações no mundo físico. Já a segunda, leva as pessoas para um novo ambiente criado através do computador.
.Realidade Virtual: Consiste numa interface disponível em um ambiente virtual que simula efeitos sonoros, visuais e táteis para enganar o utilizador, fazendo-o acreditar que aquelas interações ocorrem no mundo real. Com todos esses estímulos, há uma imersão total nesse meio simulado.
Essa tecnologia é embasada em displays estereoscópicos ( headsets e óculos) e, o seu foco principal é apenas o entretenimento- embora também possa ser utilizado para outras diversas coisas.
Na prática, o utilizador pode experimentar várias situações sem a interação na vida real, como por exemplo saltar virtualmente (“bungee jumping” ) ou até mesmo andar numa montanha-russa fictícia, mas que traz a mesma sensação de aventura que a real.
.Realidade Aumentada: Consiste na utilização de uma camara em que são usados sensores de movimento como o giroscópio e acelerómetro. De um modo geral, a realidade aumentada é uma combinação entre o mundo real com o virtual.
Um exemplo de RA que fez muito sucesso no mundo é o Pokémon Go. O jogo mostra personagens virtuais que devem ser capturadas no espaço em que o utilizador está a jogar. É como se as criaturas estivessem mesmo na vida real. A realidade Aumentada proporciona uma nova visão do espaço físico, criada através de uma combinação com o mundo virtual.
Parte 2
- O que é desinformação?
. A desinformação é informação falsa, sendo esta um método de utilização das tecnologias de comunicação e informação para causar erros ou fornecer imagens falsas da realidade, suprimindo ou ocultando informações, minimizando sua importância ou alterando seu significado.
- O que é desinformação?
. A desinformação é informação falsa, sendo esta um método de utilização das tecnologias de comunicação e informação para causar erros ou fornecer imagens falsas da realidade, suprimindo ou ocultando informações, minimizando sua importância ou alterando seu significado.
- O que é “deepfake”?
.”Deepfake” é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para fazer vídeos falsos, mas realistas, que contam às pessoas coisas que elas nunca fizeram na vida real. A tecnologia que permite a montagem em vídeo produziu de tudo, como por exemplo discursos fictícios de figuras políticas influentes. A criação de efeitos especiais de computador de rostos e cenas em audiovisual já é usado há muito tempo.
Como “Deepfake” é fácil de ser produzida e sendo esta simples e barata, pode ser feita por qualquer pessoa com conhecimento de algoritmos- assim criando vídeos falsos convincentes.
.”Deepfake” é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para fazer vídeos falsos, mas realistas, que contam às pessoas coisas que elas nunca fizeram na vida real. A tecnologia que permite a montagem em vídeo produziu de tudo, como por exemplo discursos fictícios de figuras políticas influentes. A criação de efeitos especiais de computador de rostos e cenas em audiovisual já é usado há muito tempo.
Como “Deepfake” é fácil de ser produzida e sendo esta simples e barata, pode ser feita por qualquer pessoa com conhecimento de algoritmos- assim criando vídeos falsos convincentes.
- O que são “fake news”?
. “Fake news” são uma forma de notícia que inclui a disseminação deliberada de informações falsas ou rumores por meio de jornais impressos, televisão, rádio ou mesmo online ( mídia social ).
Muitas vezes, a propagação de “fake news” começa através dos sites que contêm notícias falsas, que também fazem parte dessa estratégia. O responsável pela divulgação da mensagem viral ganha o alcance da página e adota uma identidade visual semelhante à do público-alvo a partir de uma publicação às vezes real, atraindo assim público. Conforme a relevância para os mecanismos de pesquisa, os produtores de "fake news" começam a publicar informações falsas passando muitas vezes por informação verdadeira.
Alguns produtores de "fake news" compram ilegalmente os endereços de e-mail e números de telefone de milhões de pessoas para "falsificar" conteúdo .
Exemplo: Quando celebridades passam para os seus fãs e pedem para compartilhar informações (consideradas verdadeiras), eles tendem a se envolver com essa informação.
Nas redes sociais, dados pessoais falsos (incluindo fotos, dados pessoais e publicações diárias) são criados e esses dados pessoais começam a interagir com outras pessoas para fornecer autenticidade, e assim o perfil passa a divulgar notícias e vídeos de sites falsos.
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