Avançar para o conteúdo principal

TIPO DE MEDIA IMAGEM


TIPOS DE MEDIA IMAGEM

-Compressão/técnicas de compressão com perdas e sem perdas:

.Compressão com perdas: A compressão com perdas tira partido da redundância e da irrelevância- estas perdas são irreversíveis.

Na descompressão não é possível recuperar o que foi eliminado durante a compressão. A compressão com perdas é uma das técnicas mais utilizadas para ficheiros multimédia como por exemplo, vídeo (MPEG), música (Mp3) e imagem (JPEG).

No caso particular dos ficheiros Mp3 é possível obter um ficheiro com a mesma qualidade que o ficheiro original com apenas 1/10 do tamanho. Como o ser humano, em média, apenas é capaz de ouvir as frequências no intervalo [20 hz, 20 Khz] , então são eliminadas todas as frequências que não se encontram nesse intervalo mantendo a qualidade e diminuindo o espaço.
Quando falamos de compressão de vídeo, eliminar a redundância é a palavra-chave. Sabendo que um vídeo é composto por imagens que são mostradas sequencialmente, comparam-se imagens seguidas mantendo a informação que não mudou de uma para a outra codificando apenas os pixéis relativos à mudança- macrobloco.





.Compressão sem perdas:

A compressão sem perdas tira partido apenas da redundância (informação a mais da qual se pode prescindir sem que existem perdas).

A informação é recuperada sem qualquer alteração após o processo de descompressão. Os ficheiros associados a este tipo de compressão são o "zip", "rar", "arj", entre outros. Esta compressão não pode ser com perdas (texto) já que perderíamos parte da nossa informação.

Aplica-se sim um algoritmo sem perdas que irá analisar o texto e verificar as redundâncias. Pode ser utilizado para compressão de texto e em aplicações onde a informação seja muito importante como por exemplo transações bancárias.





- Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:


.BMP: Este tipo de formato de imagem (Device Independent Bitmap) é uma abreviação de “Bitmap”.
Uma imagem em formato ".bmp" é basicamente um arquivo que descreve quantos pixels a imagem tem, e qual é a cor de cada pixel.
Para fazer isso, o arquivo inclui, para cada pixel da imagem, três valores: um para luz vermelha, um para luz verde e um para luz azul. Cada um desses valores pode ser de 0 até 255; um pixel no qual os três valores são 0 será preto, e um no qual os três sejam 255 será branco. Alterando esses valores, é possível que cada pixel da imagem tenha uma dentre 16.777.216 cores diferentes. 






.GIF: .O formato "GIF" que significa “Graphics Interchange Format” veio antes do ".png" e sua intenção era justamente suprir a deficiência da compressão ".jpg" para arquivos gráficos.

Podem ter vários quadros animados, o que permite que funcionem como pequenos vídeos leves e repetitivos. Essa característica fez com que o formato ".gif" se tornasse um dos mais usados na internet.

Mas animação é apenas uma das características dos GIFs. Este formato também usa compressão, mas de uma maneira otimizada para gráficos, como logos e desenhos.





.JPEG: “Joint Photographics Experts Group”.

.Este é um dos formatos mais usados na internet, e o motivo para isso é simples: em comparação com o ".bmp", que era o formato mais usado na internet antigamente, ele economiza muito espaço.

Para fazer isso, ele divide a imagem em blocos de oito por oito pixels e compara cada um a um dos 64 padrões representados na imagem abaixo. Em seguida, determina qual o “peso” de cada um desses padrões em cada bloco.

O algoritmo de compactação JPEG funciona melhor em fotografias e pinturas de cenas realistas com variações suaves de tom e cor.

Para uso na web, onde a largura de banda utilizada por uma imagem é importante, JPEG é muito popular. JPEG / Exif também é o formato mais comum gravado por câmeras digitais.

Por outro lado, JPEG não é tão adequado para desenhos e gráficos textuais ou icônicos, onde o forte contraste entre os pixels adjacentes causa alterações percetíveis na imagem, fazendo com que esta perca qualidade gráfica. Tais tipos de imagem são melhor guardados em um formato gráfico "lossless" (sem perda), como TIFF, PNG ou uma imagem do tipo RAW.




.PDF: A sigla PDF significa "Portable Document Format", ou seja, "Formato de documento portátil".

Características do formato PDF:
É portátil: leve, facilmente compartilhável, compatível com qualquer sistema operacional. Mesmo que o dispositivo não esteja equipado com um leitor de PDF, PDFs podem ser abertos em qualquer navegador (como Chrome, Internet Explorer, Safari…).
Não é naturalmente editável: isso previne que terceiros possam fazer modificações sem ferramentas especiais.
É flexível: com a ajuda de processadores especiais, pode ser convertido em outros formatos de arquivo, comprimido, bloqueado com senha, dividido, enfim, modificado ao bel prazer do usuário.





.PNG: O tipo de formação "Portable Network Graphics”, facilita a troca de imagens pela internet. Assim como o .jpg, esse formato usa compressão para reduzir o peso dos arquivos; diferentemente de .jpg, no entanto, o tipo de compressão que o .png usa não implica tanta perda de qualidade – especialmente no caso de arquivos gráficos.


Com esta compressão, a imagem final acaba por ficar mais pesada do que se ela estivesse em formato ".jpg" – mas ainda é mais leve do que ".bmp". Com uma mistura de imagens em ".png" e ".jpg" é possível , por exemplo, deixar um site muito mais leve sem qualquer perda percetível de qualidade.




.TIFF: O formato de arquivo TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de troca de arquivos usado em câmeras digitais e de impressão.


O formato TIF também pode suportar os graus de cor ciano, magenta e amarelo e, portanto, fornece reprodução com cores reais na impressão.
Além disso, um arquivo TIFF pode conter profundidade de cor de até 32 bits por canal- embora isso faça com que os arquivos TIFF sejam muito grandes, é ideal para a codificação eficiente de arquivos "raw".



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cidadania Digital

O tópico em que me vou focar neste projeto é "Cidadania Digital"  De acordo com a definição de Mike Ribble , a cidadania digital é definida como o uso responsável da tecnologia. Mike acredita que certos elementos da cidadania digital devem ser respeitados para que todos possam tirar o máximo proveito da tecnologia em diferentes aplicações. Sabemos que, desde sua invenção, a tecnologia melhorou com sucesso a vida de milhares de pessoas, principalmente em uma época em que é possível desenvolver e mudar e trazer diferentes recursos para muitos outros nos mais diferentes lugares. Mais importante ainda, a cidadania digital também desempenha o papel de cidadão em um ambiente virtual, respeitando as regras de conduta, direitos e obrigações estabelecidas em nossa Constituição. Os elementos da cidadania digital descritos por Mike Ribble são: -Etiqueta Digital: padrão de conduta esperado por todos que usam a internet. -Lei Digital: direitos e restrições legais que governam o uso da ...

Modelos de cor

Modelos de cor -Modelo RGB: . O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores primárias – as que, em termos técnicos, não resultam da mistura de cores – cores essas, o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue). .Como o modelo RGB é aditivo, a cor branca (1,1,1) corresponde à representação simultânea das três cores primárias enquanto que a cor preta (0,0,0) corresponde à ausência das mesmas. .O modelo RGB também pode ser representado por um cubo, em que as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo. Esses vértices, são denominados numericamente por valor decimal e valor inteiro, seguindo-se prontamente o exemplo de algumas cores no cubo existentes: - Preto: (0,0,0); - Branco: (1,1,1); - Azul (B): (0,0,1); - Vermelho (R): (1,0,0); - Verde (G): (0,1,0). .As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. Como por exemplo, as cores ...

Apresentação

Olá, O meu nome é José Martins e sou aluno da Escola Secundária São Pedro do 12ºB. Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas, tendo como finalidade a publicação de projetos realizados na aula. Espero que gostem! :)