Avançar para o conteúdo principal

Modelos de cor


Modelos de cor

-Modelo RGB:

. O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores primárias – as que, em termos técnicos, não resultam da mistura de cores – cores essas, o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue).

.Como o modelo RGB é aditivo, a cor branca (1,1,1) corresponde à representação simultânea das três cores primárias enquanto que a cor preta (0,0,0) corresponde à ausência das mesmas.

.O modelo RGB também pode ser representado por um cubo, em que as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo. Esses vértices, são denominados numericamente por valor decimal e valor inteiro, seguindo-se prontamente o exemplo de algumas cores no cubo existentes: - Preto: (0,0,0); - Branco: (1,1,1); - Azul (B): (0,0,1); - Vermelho (R): (1,0,0); - Verde (G): (0,1,0).

.As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. Como por exemplo, as cores emitidas pelo monitor de um computador baseiam-se no facto de o olho e o cérebro humano interpretarem os comprimentos de onda de luz das cores vermelha, verde e azul. Por isso, estas são emitidas pelo monitor, que combinadas podem criar milhões de cores.





-Modelo CMYK:

.CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black).

.Este modelo foi originado a partir do modelo CMY, mas a diferença é que neste modelo existe a cor preta.

.Este modelo, ao contrário do anterior, é um modelo subtrativo, descrevendo agora as cores a partir de diferentes cores primárias: magenta, ciano e amarelo.

.Este modelo é muito semelhante ao anterior, contudo a posição das cores representadas no cubo é diferente. Também se baseia-se nas cores que são refletidas e absorvidas no espetro, daí este modelo ser subtrativo por as cores são criados pela redução de outras.

Pode ser aplicada nas impressões de papel. Esta impressão combina as 3 cores primárias e o preto, permitindo estabelecer áreas em que há inexistência de pigmentos (branco) e áreas escuras (tinta) que na superfície do objeto são refletidas ou absorvidas.





-Modelo HSV:

.Este modelo, ao contrário dos outros referidos, é definido pelas grandezas de tonalidade, saturação e valor (luminosidade ou brilho).

.
A tonalidade ou matriz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (laranja, vermelho, verde, entre outros).

.Esta característica permite distinguir as várias cores puras com diferente grau, visto que cada cor está situada num grau diferente.

.A saturação está relacionada com a luminosidade de uma cor, ou seja, se a cor é pura, natural ou se é mais esbatida, suavizada. Esta característica não inclui as cores branca e preta pois esta propriedade permite distinguir cores com um brilho mais escuro das com brilho mais acinzentadas.




-Modelo YUV:

.O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB.

.Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.

.Este modelo só transmite as intensidades do azul e do vermelho, enquanto que a intensidade do verde tem de ser calculada a partir da luminosidade total.

.É adequado às televisões a cores, já que esta permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados.

.Também pode ser utilizado  para sinais de vídeo, pois este permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.













Comentários

Mensagens populares deste blogue

CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA FICHA DE TRABALHO N.º 1

Parte 1 - Conceito de Multimédia Digital: .Multimédia digital é um campo que combina texto controlado por computador, gráficos, imagens estáticas e em movimento, animação, som e quaisquer outras formas de representar, armazenar, transmitir e processar informações em formato digital. Num conceito mais específico, multimédia digital é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um média estático (textos, gráficos, imagens) com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação). - Diferença entre Realidade virtual e realidade aumentada: É muito comum que as pessoas confundam Realidade Aumentada e Realidade Virtual. A primeira inclui projeções de conteúdos e outras informações no mundo físico. Já a segunda, leva as pessoas para um novo ambiente criado através do computador. .Realidade Virtual: Consiste numa interface disponível em um ambiente virtual que simula efeitos sonoros, visuais e táteis para enganar o utilizador, fazendo-o acreditar que aquelas interações o...

Padrões de codificação de caracteres

Padrões de codificação de caracteres: - O que são padrões de codificação de caracteres? Os padrões de codificação de caracteres retratam o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Exemplo: .código Morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos elétricos de longa e curta duração. .ASCII que codifica os mesmos grafemas do código Morse. - Tabela de código ASCII: .Esta tabela é um código numérico que estabelece uma correspondência entre a linguagem binária que é entendida pelo computador e os símbolos que utilizamos para comunicar. -Tabela de código Unicode: . A tabela de código Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular um texto de qualquer sistema de escrita. Este o padrão consiste de quase 138 mil caracteres, sendo ...

TIPO DE MEDIA IMAGEM

TIPOS DE MEDIA IMAGEM -Compressão/técnicas de compressão com perdas e sem perdas: .Compressão com perdas: A compressão com perdas tira partido da redundância e da irrelevância- estas perdas são irreversíveis. Na descompressão não é possível recuperar o que foi eliminado durante a compressão. A compressão com perdas é uma das técnicas mais utilizadas para ficheiros multimédia como por exemplo, vídeo (MPEG), música (Mp3) e imagem (JPEG). No caso particular dos ficheiros Mp3 é possível obter um ficheiro com a mesma qualidade que o ficheiro original com apenas 1/10 do tamanho. Como o ser humano, em média, apenas é capaz de ouvir as frequências no intervalo [20 hz, 20 Khz] , então são eliminadas todas as frequências que não se encontram nesse intervalo mantendo a qualidade e diminuindo o espaço. Quando falamos de compressão de vídeo, eliminar a redundância é a palavra-chave. Sabendo que um vídeo é composto por imagens que são mostradas sequencialmente, comparam-se imagens seguidas mante...